Pular para o conteúdo principal

Amigo distante...


A amizade é muito mais do que estar junto; é superar a ideia de ser apenas um “jogo”. É ser melodia nas horas tristes. Um amigo, certamente, não é aquele com quem dividimos somente nossas alegrias, mas aquele com quem, na maioria das vezes, dividimos nossas tristezas.
Rosi Alves


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Não seja banal

Não existe maior banalidade do que a de uma pessoa que diz ser “de verdade”, não em uma poesia ou em um pensamento, mas no seu dia a dia. Quer afirmar, quer se autointitular. Preste atenção: exemplo não é o que você diz ser, e sim o que você faz. Quantas vezes você disse odiar e só fez o bem? Assim também ocorre o contrário. Porém, no fim, tudo o que fazemos de mal ao nosso semelhante, pagamos aqui. Então, pense bem antes de dizer: “sou amigo”, “sou assim”, “sou assado”. Seja sincero, pois nem você sabe quem você é. Rosi Alves

Reencontro...

Aquele dia em que tudo parecia normal, a panela de pressão apitava a todo vapor. A cisma de tornar tudo mais leve fez com que ela seguisse até uma birosca para comprar seu vício: uma cervejinha para acabar aqueles afazeres. A vida sendo uma constante poesia aos olhos dela, o sol sempre brilhava mais forte. A contestação da aceitação também sempre a acompanhou: “ele não gosta de mim”, entre flores no caminho, ela nunca soube lidar com a rejeição. Ela brinca com essa dor antiga, faz artimanhas, sobrevive abreviando a solidão. No meio do caminho, o passado resolveu dar as caras, assim, sem dó nem piedade. É por essa razão que ela nunca gostou de deixar nada mal resolvido. A vida põe sempre na mesa as cartas perdidas; o vento sempre sopra, tirando a poeira encalacrada na dor de alguém. De um lado, alguém está bem; do outro, existe o que não entendeu o adeus a sangue frio. A distância de anos foi sugerida, aparentemente era o certo a ser feito. Sabe aquele “certo” feito de maneira errada?...

O sorriso dela...

Existem momentos em que a gente cansa de pegar o metrô cheio. Cansa das pessoas que parecem estar de mal com a vida, que andam brutas, que parecem carregar o mundo nas costas. Eu não sei se a vida anda pesada demais ou se somos nós que a tornamos pesada e, muitas vezes, breve. A gente não pode mandar na cronologia do tempo, mas pode tornar as coisas mais leves, sendo mais paciente e tendo mais fé no coração. O sorriso dela desarma o que é mau, o que é pesado, o que não acrescenta. O sorriso dela desarma o mau humor, desarma a falta de vontade. Eu desconfio de que as pessoas que levam um sorriso estampado no rosto andam de mãos dadas com Deus o tempo todo. É isso: andam de mãos dadas com Deus o tempo todo. São pessoas de fé na vida, fé no amor. E o sorriso dela tem essa magia, esse compromisso com a felicidade. (Rosi Alves)